saúde capa

Publicado em outubro 10th, 2016 | pela Tia Luí

0

vamos falar sobre caixas de areia

nunca ninguém me perguntou isso, mas eu percebo nas casas que frequento como catsitter uma variedade imensa de tipos de caixas de areia. são tamanho, cores e formatos diversos. será que todas são boas e cumprem as funções? apesar de parecer uma bobagem estética, algumas caixas de areia são efetivamente melhores que as outras.

ao comprar uma caixa de areia para eu seus gatos é importante levar em consideração alguns pontos:

1. tamanho
não importa o tamanho do seu gatinho. compre sempre caixas de areia maiores. afinal, os gatinhos vão crescer e a caixa vai acompanhar ele por algum tempo se vc cuidar direitinho. é importante que o gatinho entre por completo na caixa e consiga se movimentar dentro dela. gatinhos curtem escolher o cantinho certo para usar e depois se afastam para enterrar as necessidades.

2. aberta ou fechada
apesar de parecer muito legal, pois evitam areia espalhada pelo ambiente, as caixas fechadas podem ser bem estressantes para os gatinhos. isso pq ao entrar na caixinha ele fica muito vulnerável, sem saber o que está acontecendo fora ou correndo risco de uma emboscada pelo segundo gatinho da casa. mesmo que eles se deem bem, o gato que entra na caixinha sempre fica com receio. claro que alguns gatos usam de boa e adoram, mas se puder escolher, prefira as abertas. eu tinha uma de cada e joguei a parte de cima hora. agora só caixinha aberta!

IMG_3698

3. modelos
quanto mais simples melhor. caixas com curvas, arredondadas, desenhos de patinhas ou depressões no plástico atrapalham na hora da limpeza. o gatinho pode (e vai) escolher bem o buraquinho da caixa para fazer xixi, a areia vai virar um torrão e o torrão vai preencher aquele espaço. para tirar será sempre um trabalhão. algumas arrisco dizer que vc só tira quando for lavar a caixa com água e sabão.

img_1970

4. caixas em camadas
a caixa da moda são estas em camada com uma espécie de peneira e duas camadas lisas. em teoria, toda vez que vc vai limpar a caixa basta levantar a camada furadinha, peneirar o coco e o xixi e realocar as camadas novamente. o problema é que algumas areias são fininhas demais e penetram no espaço entre a camada lisa e a camada peneira, deixando um torrão imenso entre as duas camadas que só sai se vc raspar a pá e lavar tudo. outras areia, em contrapartida, não transformam o xixi em torrão e quando vc vai peneirar tudo, o xixi esfarela e se mistura com areia limpa. para estas caixas eu gosto daquelas areia de madeira que esfarelam em contato com o xixi. assim, vc consegue deixar na peneira só o coco e os pedacinhos de madeira que não se desfizeram. como uso outras areias, esta caixa nunca me interessou.

img_1967

5. simplicidade
quanto mais simples a caixa, melhor. retangular, paredes altas, sem frescura. elas são mais baratas e cumprem muito bem o papel. vc pode usar a areia da sua preferência sem estresse. o gato se sente seguro e a limpeza é bem simples. muitas pessoas usam caixas organizadoras ou caixas plásticas usadas para misturar cimento ou tinta. elas são vendidas em casa de material de construção e funcionam super bem também!

img_1965

de qualquer forma, independente da caixa de areia que vc comprar é essencial que elas sejam limpas com frequência, pois os gatinhos não gostam de caixa suja. em casa eu limpo 2x por dia e eles esperam eu limpar para usar. é bem fofo, aliás.

além disso,  lembrem-se de deixá-las longe dos potes de água e comida do gatinho. sei que muitos de nós moram em apartamentos pequenos e o espaço é sempre um problema. mas comida e banheiro não combinam. ninguém almoça no banheiro, né?

com eles não é diferente. ideal é deixar uma distância entre os potes deles e as caixas de areia. assim eles comem tranquilos longe do cheiro do banheiro.

=D

Tags: , , , ,


Sobre a Autora

Tia Luí

é a louca dos gatos. Mãe de quatro peludos: Senhor Nicolau, Miguel Cara Preta, Lorena e Rita (Preta). Também tem um sobrinho cachorro e maluco, o Bubu. Luí é catsitter há mais de cinco anos e ama cuidar dos gatinhos das pessoas como se fossem dela <3



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back to Top ↑
  • Instagram

  • Apoio e Parceria

    Bigodinhos

    Miados e Latidos

    Catloversday

  • No Facebook